Preparado para ser um profissional de tecnologia requisitado pelo mercado?

 em Sem categoria

Já parou para pensar que tipo de profissional o mercado está buscando? Quais conhecimentos ele deve ter? Que tipo de habilidades serão essenciais para conseguir a vaga tão sonhada?

Perguntas como esta martelam na cabeça dos jovens todos os dias quando param para pensar em seus futuros.

Atualmente o mercado segue um ritmo frenético de constantes mudanças exigindo que os profissionais de todas as áreas tenham um alto nível de adaptabilidade e que possuam habilidades multidisciplinares.

Na área de tecnologia não é diferente, ou podemos dizer que é ainda pior. Empresas do mundo inteiro correm atrás de recursos que possam lhes trazer soluções, ferramentas e formas de automatizar seus processos a fim de maximizar seus lucros e reduzir suas despesas.

Mas e ai, será que já paramos para pensar o que de fato tem sido o diferencial na hora de se colocar no mercado? Acreditamos muitas vezes que graduações, pós-graduações, certificações técnicas são decisivas em um processo seletivo de uma empresa, ressaltando é claro que a qualificação técnica é de suma importância. Porém as empresas, desde as de menor porte até as grandes corporações tendem a buscar pessoas de confiança, que estão dispostas a vestir a camisa e acreditar no negócio e por sua vez crescerem junto com a organização.

No atual cenário onde enfrentamos uma pandemia que impactou o mundo todo e nos obrigou a encontrar novos meios de realizar nossas atividades, seja no âmbito profissional ou pessoal, nos mostrou o nível de maturidade dos colaboradores em empresas de todos os segmentos, onde muitos passaram a atuar ’home office’ e gerenciar suas atividades longe dos olhos de seus supervisores. Esta condição por sua vez abriu novos horizontes ao mercado, proporcionando flexibilidade para os negócios e remodelando processos.

Baseado nestas situações entendemos que muitas das habilidades que precisam ser desenvolvidas nos jovens que vem ingressando ao mercado de trabalho, referem-se a comportamento, atitudes e nível de responsabilidade.

Profissionais que iniciam suas carreiras na área da tecnologia, que a cada dia nos mostra uma amplitude de possibilidades para novos mercados, tem como maior desafio não só a capacitação técnica que a área exige ou experiências, mas a parte comportamental e o senso de responsabilidade para com suas atividades e seus deveres.

Concluímos então que frente a um setor muito aquecido com constantes mudanças, necessita-se de pessoas com uma inteligência emocional muito forte, que tenham o entendimento de fazer parte de algo se tornando colaborativos para seu crescimento pessoal e da empresa que atuam. Reforçamos ainda que visualizem que na atual conjuntura se faz necessário um aprendizado continuo que proporcione interação com as novas tendências, metodologias e novas soluções de mercado, pontos estes que trazem destaque e agregam grande valor ao profissional em questão.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário